1

ARRL DX CW 2011: Tabela de Propagação

ARRL logo type_2Muitos brasileiros estão se preparando para o ARRL DX CW 2011. E se perguntam: como vai ser a propagação? Por causa da forte atividade solar dos últimos dias, a proporcionar para o ARRL DX deve ser a melhor dos últimos 5 anos. Mas para tirar o melhor proveito das boas condições, é importante saber quando e em que banda operar durante o contest.

Muitos amigos pedem uma tabela para sua região, pois acham que sua propagação é diferente que no Estado vizinho. Sim, isso é verdade, a propagação é ligeiramente diferente para cada estação. Mas não é somente a posição geográfica que influencia sua propagação. Cada estação tem condições de escuta e transmissão particularizada. Alguns dos muitos fatores que modificam sua propagação são: altura e tipo da antena, ruído local, relevo da sua região, perdas no sistema de alimentação da antena, só para citar alguns fatores mais evidentes.

Como no ARRL DX Contest os contatos são feitos apenas com os EUA, nesta previsão de propagação vamos apresentar os dados de uma forma mais detalhada para três regiões brasileiras: PY7 (Nordeste), PY2 (Sudeste) e PY3 (Sul). Além disso, cada região terá três tabelas para as principais regiões populacionais dos Estados Unidos: W3, W5 e W6.

A apresentação dos dados também está diferente. As tabelas são apresentadas como na figura baixo:

Exemplo da Tabela de Propagação

Você encontrará dois números em cada célula correspondente a um Horário UTC x Banda:

  • S: é a intensidade do sinal (S-meter) que você deve escutar uma estação Big Gun (grandes estações que operam com direcionais de alto ganho para bandas altas e verticais fasadas para as bandas baixas, com 1kW de potência de saída).
  • TOA: é o ângulo de ataque que este sinal deve chegar em sua estação. Importante entender que para receber sinais com ângulo de ataque abaixo de 5 graus sua antena precisa ter características especiais como estar a pelo menos 1/2 de onda de altura do solo.

Baixo, as tabelas de previsão de propagação para o ARRL DX Contest:


PY2: Propagação para o ARRL DX CW Contest (175,9 KiB, 258 hits)  PY2: Propagação para o ARRL DX CW Contest



PY3: Propagação para o ARRL DX CW Contest (176,0 KiB, 243 hits)  PY3: Propagação para o ARRL DX CW Contest



PY7: Propagação para o ARRL DX CW Contest (176,6 KiB, 225 hits)  PY7: Propagação para o ARRL DX CW Contest


© 2011, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

One Comment

  1. Nosso agradecimento ao colega Luc PY8AZT pelo excelene trabalho e pelo serviço prestado a todos os contesteiros do nosso país
    PY5MJ

Deixe uma resposta