1

CQWW 2012: Detalhes do Novo Regulamento

O Comitê apresentou o regulamento 2012 com pequenas mudanças, sutis diferenças na redação, mas que podem ter importante impacto sobre quem não gosta do jogo limpo.

A primeira grande mudança para a edição 2012 foi a drástica redução do prazo para envio dos logs para apenas 5 dias – com claro objetivo de evitar o “massageamento” do log após o contest. Esta mudança foi anunciada em nota aberta pelo Diretor do Contest, Bob Cox, K3EST; porém o regulamento passou por um checkup na redação para evitar interpretações oportunistas de algumas situações.

A redação do artigo 13 deixa claro que os indicativos copiados durante o contest não podem ser corrigidos com ajuda de fontes externas como banco de dados ou gravações:

“13. Post-contest correcting of call signs by using any database, recordings or confirming QSO’s is not allowed (Rule XII.2 always applies)”

Um ano atrás, o Comitê do CQWW promoveu uma campanha contra alterações no log pós-contest. Houve uma pressão pública contra o “Massageamento do log”, como é popularmente chamada a prática de utilizar fontes externas para corrigir erros no log antes de submetê-lo aos organizadores. Em 2011, o Comitê classificava esta prática como “anti-esportiva” e justificava dizendo que era “contra o espírito da verdadeira competição”, mas a partir de 2012 ela tornou-se oficialmente ilegal, fazendo com que os participantes pensem duas vezes antes de usar a Internet, gravações ou qualquer outra fonte de informação para consertar seus os erros no log.

O mesmo  artigo 13 também faz referência à Regra XII.2 que define muito mais claramente como e quando cada QSO deve ser registrado no log. Segundo a nova redação, o indicativo e as informações enviadas devem ser registrados no momento do encerramento do QSO:

“2. All sent and received exchanges are to be logged. In addition to the number exchange, the call sign sent by an entrant during a completed exchange, must be logged as sent by the entrant. All QSO exchanges must be logged upon QSO completion.”

Como não foi publicada nenhuma justificativa ou explanação sobre esta nova redação, é possível que o Comitê do CQWW usará receptores SDR para gravar o contest e verificará posteriormente se esta regra foi cumprida pelas estações em disputa pelos primeiros lugares.

Outro detalhe acrescentado ao regulamento terá um impacto visível sobre o abuso na potência utilizada durante o contest. O Comitê redefiniu a linguagem utilizada no artigo que trata sobre a potência de saída de cada categoria:

“You must not exceed the total output power limitation of your chosen category on any band. Total output power on any band at any time is measured at the output of the active amplifier(s)”

A nova redação define claramente que a potência de saída deve ser medida logo após a saída do transmissor final. Isso quer dizer que aumentar a potência no rádio ou amplificador linear para compensar as perdas nos conectores e nas linhas de transmissão passa a ser explicitamente contra o regulamento. Por exemplo, uma estação QRP deve ter 5Watts de saída no transmissor, independentemente das perdas de potência inerentes ao sistema irradiante até chegar à antena.

Os critérios gerais para as categorias Multi-Operadores também foram reescritos de forma mais clara:

“Multi-Operator Categories (all-band operation only): Any public QSO spotting help is allowed. Any number of operators is allowed. Total output power must not exceed 1500 watts on any band at any time”.

Confira o novo regulamento 2012 no site do CQWW. O regulamento em português ainda não foi atualizado.

Será que as novas mudanças no regulamento resultarão em um jogo mais limpo na competição de 2012? Estas serão mais uma das regras que não podem ser fiscalizada nas competições radioamadorísticas? Deixe sua opinião sobre as mudanças no regulamento do CQWW no formulário de comentário abaixo.

© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

One Comment

  1. Eu gostei muito desse regulamento… Eu nunca tentei fazer correcao nos meus logs e sempre que eu confiro o check da CQ, eu descubro varios erros de digitacao e claro copias erradas, pq o Indicativo jah eh conhecido em contest e mesmo assim eu digitei errado, ja perdi preciosos multiplicadores por digitar errado ou ateh mesmo nao ter checado depois com fontes externas. Sendo agora uma regra, eu vou continuar nao precisando me preocupar mas, tem muita gente que vai ter um aumento de erros nos logs… Por mim poderia ser 48hr apos o concurso… :D

Deixe uma resposta