0

CQWW SSB 2011: Tabela de Propagação

propagacao-10m

A chegada, de fato, das manchas solares, modificou bastante o cenário DXista. Agora, as bandas altas, especialmente 10m, deixaram de ser apenas coadjuvantes, para assumir o papel principal na maior competição internacional em fonia do ano!

Portanto, as tabelas de propagação ficaram mais complexas e não apenas uma estratégia operacional. Os operadores que vão participar nas categorias Mult Banda devem tomar decisões sobre quais bandas e quando operar em cada uma delas para ter um bom equilíbrio entre número de QSOs e multiplicadores.

O arquivo disponível no fim deste post pode servir de base para que cada um construa tabelas secundários com os melhores horários por continente para cada banda, conforme o exemplo abaixo:

image

Assim, o operador saberá quando operar naquela banda para fazer muitos QSOs (rate alto) e quando será mais vantajoso ir na banda em busca de multiplicadores raros.

O Portal DXBrasil deseja um fim de semana muito divertido a todos os participantes e lembra que o jogo fica ainda mais divertido se TODOS ENTENDEREM E RESPEITAREM O REGULAMENTO.


Tabela de Propagação CQWW SSB 2011 (549,0 KiB, 227 hits)  Tabela de Propagação CQWW SSB 2011


© 2011, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

Deixe uma resposta