0

DXCB: 30 anos de Apoio aos DXistas

Meu primeiro contato com um meio de comunicação global, foi através de um rádio Transglobo nas faixas de Ondas Curtas. Tornei-me radioescuta aos 9 anos de idade, em 1983. Naquele tempo, esta era a única maneira para enviar/receber informações na escala global – ou seja, era a Internet daquele tempo.

Desde então, minhas noites eram verdadeiras aventuras mundo afora. Eu tinha uma grade de horários e frequências para não perder os programas em português das principais emissoras internacionais. Minhas estações preferidas eram BBC de Londres, Rádio Central de Moscou, Rádio Netherland, Rádio Deutsche Welle e Rádio France Internacional e VOA.

Para uma criança curiosa como eu, ao escutar notícias de países distantes, conhecer um pouco da cultura de outras partes do planeta era simplesmente fantástico! No colégio, todos estranhavam quando eu falava sobre acontecimentos em outros países que não eram noticiados pelos jornais da TV. “Onde você escutou isso?”, eu orgulhosamente citava o nome da rádio.

Mais, toda essa nostalgia é para chamar a atenção de todos para a passagem de uma data importantíssima: o aniversário de 30 anos do DX Clube do Brasil.

A homenagem está um pouco atrasada, pois só agora tomei conhecimento que o DXCB estava completando 3 décadas apoiando os DXistas brasileiros. Abaixo, artigo retirado da página do DXCB sobre o encontro no qual foi comemorada a data:


Neste dia 15 de outubro, foi realizada uma bonita confraternização com a presença de diversos dexistas na cidade de Osasco (SP).  O objetivo foi celebrar o aniversário do DX Clube do Brasil (DXCB), que neste dia 17 está completando 30 anos de vida!

A festa foi realizada na residência de Rene Gustavo Passold e sua esposa, num ambiente muito descontraído, onde velhos amigos puderam matar a saudade, gente nova pode trocar ideias com o pessoal mais experiente e colegas que se conheciam apenas de nome puderam tornar-se grandes amigos.

pkwdbil0

Não faltaram conversas sobre os mais variados assuntos ligados ao rádio, mostras de cartões QSL, demonstração de antigos receptores de rádio, antenas e gravações de escutas, tudo o que mais interessa e mais atrai o público apaixonado pelo rádio. Na ocasião, o colega Hernani, apesar de não ser radioescuta, resumiu bem o espírito da festa:

"O que eu posso ver aqui hoje é uma verdadeira demostração de paixão pelo rádio."

O DX Clube do Brasil nasceu em 17 de outubro de 1981, ainda como DX Clube Paulista, pela iniciativa de dois jovens dexistas, Márcio Roberto Ferreira Bertoldi e Samuel Cássio Martins Santos. Hoje, ele se mantém ativo graças ao trabalho responsável da coordenação, de uma aplicada equipe editorial, e do interesse cada vez crescente de dexistas espalhados por todos os cantos do nosso país.

“Em um pais onde muitas instituições não celebram o primeiro anos de nascimento, abortando todos os seus planos, temos a satisfação de comemorarmos 3 décadas de dedicação ao radio e ao dexismo!” Wilson Rodrigues – Itaúna (MG)

Parabéns, DX Clube do Brasil, pelos seus 30 anos!


Muitos anos depois que me tornei radioamador, ainda tenho meus receptores e, vez por outra, estou as voltas ouvindo emissoras distantes pelas Ondas Curtas.

© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

Deixe uma resposta