1

Futuro do Sul do Sudão

Região Sul do SudãoEm nota intitulada “O Futuro do Sul do Sudão”, Bernie McClenny, W3UR, informa a comunidade radioamadorística sobre o que pode acontecer o resultado do referendum que decidiu pela separação do Sudão e Sudão do Sul. Mais informações sobre o Sudão do Sul

Segundo McClenny. a declaração de independência do novo país deve ocorrer em 9 de julho deste ano. As Nações Unidas e os Estados Unidos já declararam que reconhecerão o novo país independente, um grande passo para fortalecer o acordo de paz firmado antes do referendum entre a região sul e a pátria-mãe, Sudão. O nome do novo país ainda não foi definido, mas provavelmente “Sudão” não fará parte do novo nome.

Com este cenário promissor, um grupo de trabalho foi constituído para permitir que o Radioamadorismo local tenha apoio profissional no contexto de apresentar o novo país para a comunidade de radioamadores mundial. O novo país surge com uma estrutura administrativa limitada, portanto esta primeira operação deve ser precedida por um planejamento cuidado em parceria com as autoridades importantes dos setores de telecomunicações, segurança e educação na região e no novo governo.

O grupo é formado por Alex, 5Z4DZ/PA3DZN; Robert, S53R e Martti, OH2BH. Eles tem coordenados os esforços para discutir com as instituições do Sul do Sudão. Muitas destas instituições estão baseadas em Nairobi, onde mora 5Z4DZ. Noirobi é um ponto importante para chegar à futura capital da região, Juba.

O grupo vai usar o curriculum do OH2BH e documentos para mostrar como o Radioamadorismo traz um impacto positivo na sociedade, especialmente em nações em pleno nascimento. Apresentarão um plano para utilizar todo o potencial do radioamadorismo enquanto a região se integra às demais nações.

Bernie, W3UR, foi escolhido para ser o porta-voz do grupo para manter a comunidade radioamadorística informada sobre o complexo desdobramentos políticos e o andamento do projeto de implantação do Serviço de Radioamador na região. O grupo também conta com apoio de outras entidades, como o NCDXF, além de recursos vindos do Japão.

O grupo pede que a comunidade DXista acompanhe de perto esse processo acerta da eclosão na nova nação, e torçam para que a paz continue após o referendum resulte em breve na independência de um novo país.

© 2011, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

One Comment

Deixe uma resposta