3

IT9RYH: Um dos maiores pesadelos dos DXistas

Quem olha a foto deste inocente menininho em seu velocípede ou em uma foto de família, não poderia imaginar que anos mais tarde ele se transformaria em um dos operadores mais polêmicos e odiados por muitos DXistas mundo a fora.

Nino IT9RYH aos 2 anos

Nino IT9RYH aos 7 anos

As fotos acima mostram Nino IT9RYH ainda criança. Alguns anos mais tarde, ele se transformaria em um dos maiores QRMistas da Faixa do Cidadão (11 metros) e finalmente migraria para o Radioamadorismo, trazendo seu péssimo comportamento consigo. Atualmente ele é facilmente encontrado azucrinando àqueles que estão à procura de uma figurinha rara nas bandas de HF.

Sua frequência preferida é 14.195kHz, exatamente onde a maioria das grandes DXpedições e figurinhas costumam aparecer. Mas, o Nino também pode ser ouvido em outros segmentos, como na gravação abaixo, fazendo uma arruaça no segmento de CW em 40m:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Parece que Nino faz QRM para ter o prazer de ser xingado pelos outros operadores. Quanto mais baixaria e palavras de baixo-calão são proferidas, mais o Nino se diverte. Para ter-se uma ideia do nível deste operador de 68 anos, leia este post resultado de um encontro dele com um grande “fã” dos seus tempos em 11m.

Apesar de todas as reclamações internacionais, as autoridades italianas nunca fizeram nada a respeito do comportamento anti-ético de IT9RYH.

Vale lembrar que a pior coisa a se fazer quando você sofrer interferência intencional é responder e dar atenção ao interferente, você estará fazendo justamente o que ele quer e tornando a situação ainda pior. Ignore a estação interferente e, se possível, faça QSY.

Nino IT9RYH - Um dos maiores pesados dos DXistas mundiais

© 2011, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

3 Comments

  1. Não é só na Italia que tem esses malas, aqui no Brasil tem o Alemão PU7EKC / PX7C2236, ele está acabando com a freq de chamada internacional 27555……a ética não existe para esse pessoal, sem contar a impunidade!

  2. Não me façam rir… Aqui neste país tupiniquim a unica coisa que funciona é O Leão do Imposto de Renda e Pensão Alimentícia, o resto é PIADA, incluindo a Anatel que só serve para mostrar serviço quando persegue rádios comunitárias. Lamentável se viver neste País de maquiagens internacionais, onde tenta-se vender uma imagem lá fora, de pais “perfeito”… Enquanto isso nós radioamadores, somos obrigados a comprar o lixo dos americanos por não porder importar rádios novos sem os assaltos do fisco.

Deixe uma resposta