K3EST: Fim de uma Era no CQWW

A saída repentina e inesperada do Diretor do CQ World Wide, Bob Cox K3EST, a menos de 2 meses da próxima edição da maior competição do ano deixa mais perguntas que respostas. Em anúncio discreto publicado no Blog da CQ Magazine, foi informado apenas que Bob Cox K3EST deixou o cargo que ocupou por 35 anos para “dedicar-se a outros interesses na vida”, e ainda agradece sua colaboração por tanto tempo e finaliza dizendo que ainda não há um substituto para o cargo.

Apesar de haver uma nítida crise interna no Comitê para Contest do CQWW, com rumores que outros membros também se afastaram, incluindo Doug KR2Q – principal desenvolvedor da tecnologia por trás da checagem dos logs -, nenhuma palavra foi dirigida à comunidade sobre o que estaria, de fato, ocorrendo dentro do Comitê do CQWW, ou sobre os motivos que levaram o K3EST deixar abruptamente o posto de Diretor da competição.

A comunidade contesteira internacional recebeu a notícia com preocupação, pois muitos temem não haver respostas para alguns questionamentos a respeito do resultado do CQWW.

O resultado do CQWW CW 2011 publicado na ultima edição da CQ Magazine não lista todos os indicativos que aparecem na lista de logs enviados. Entre os logs desparecidos está o 4O3A, que no claimed score aparecia com 8,3 milhões de pontos – certamente estaria entre os primeiros colocados na Europa –, mas não pode ser encontrado em lugara algum no resultado final da competição [nem mesmo com checklog ou desclassificado].

Para estes questionamentos, o Bob W5OV informou que “antes do K3EST deixar o cargo, ele informou ao Comitê do CQWW que os indicativos ‘faltantes’ foram involuntariamente deixados de fora do resultado, mas todos deveriam ser listados como Checklogs”.

A reclassificação de um log para Checklog pode ser feita em duas situações: i) a qualquer tempo a pedido do(s) operador(es); ii) a pedido do operador após ele ter sido questionado pelo Comitê a respeito que alguma irregularidade em sua operação, mas antes de receber uma corta oficial com uma punição. Até o momento não houve manifestação por parte do operador Ranko, 4O3A sobre a retirada do seu log do resultado final.

Por e-mail ao refletor CQ-Contest, Bob Nauman W5OV se pronunciou em nome do Comitê do CQWW, declarando que “em tempo serão anunciadas mudanças”.

O Diretor do WPX, Randy K5ZD declarou:

“Fim de uma era.  Bob foi o ponto focal do CQWW por 35 anos”

Independente dos motivos que levaram Bob a deixar o cargo de Diretor do CQWW, seu legado para o radioamadorismo de competição será eterno. Além de inventar toda a tecnologia que tornou-se indispensável para qualquer contest internacional de grande envergadura, Bob era uma figura muito respeitada no meio radioamadorístico. Substituí-lo não será uma tarefa fácil.

Um dos grandes pilares do radioamadorismo esportivo, Fred K3ZO, escreveu sobre a saída de seu amigo com algumas fatos que mostram o quanto a visão de Bob K3EST estava a frente do seu tempo:

“Naqueles dias pré-PC, a checagem dos logs era feita manualmente. Eu lembro de ter ajudado Bob. Ocasionalmente, por sorte, você poderia encontrar alguma coisa. Eu recordo de estar checando um log, deliberadamente suspeito, com muitos multiplicadores trabalhados no fim do contest. O fato é que os indicativos não estavam ativos há pelo menos 10 anos. Bob então convocou Dick Norton N6AA para desenvolver uma maneira de encontrar os logs duvidosos mesmo antes de termos os computadores para nos ajudar.

Não foi por acidente que o CQWW se tornou o maior contest com o maior número de competidores dentro do radioamadorismo. A ideia de Bob de formar um corpo de Conselheiros espalhados por vários países é uma iniciativa única no mundo dos contests, e deu aos contesteiros mundo a fora o sentimento que todos são uma peça importante da competição. Ele também sempre manteve a visão de que o contest não existe apenas para as grandes estações com grandes scores, mas sempre enfatizou que se não fosse os ‘small pistols’ que sustentam os altos rates das ‘Big Stations’, as pontuações não seriam tão grandes. Portanto, ele sempre tentou fazer do contest algo valioso para todos os participantes não importasse o tamalho da sua estação ou da sua pontuação.”

Bob K3EST, Obrigado!

 

A nossa dívida de gratidão pelo que ele deu ao radioamadorismo esportivo é impagável. Vamos torcer para que mesmo fora do CQWW, Bob não se afaste do radioamadorismo e das competições. A única maneira de diminuir nosso débito com esse grande radioamador é participar do próximo CQWW, e do próximo… e dos próximos.

© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Este post foi publicado em RadioSport e marcado com a tag , , em por .

Sobre Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo…

3 ideias sobre “K3EST: Fim de uma Era no CQWW

Deixe uma resposta