PowerSDR-UI: Radioamador DJ

19 de setembro de 2011

O primeiro SDR – Software Defined Radio – que eu vi foi um Kachina 505DSP, ele estava disfarçado de computador e estava a uns 10 anos a frente do seu tempo. Como eu sempre adorei computadores, não me assustei com o fato dele não ter painel. Naquele tempo, comprar um rádio que não tinha painel era coisa de maluco. A fábrica ainda encontrou cerca de 500 malucos que compraram aquela “geringonça” antes de fechar as portas.

Mais de 10 anos depois, eu vi pela primeira vez um SDR de verdade na FENARCOM – o SDRZero – eu olhei para aquilo e parecia que eu estava vendo um rato morto sobre a mesa! Quando vi (e ouvi) o SDR ligado a um computador, rodando uma interface gráfica controlada pelo teclado e mouse, minha cara de nojo ainda estava lá. Mas eu comecei a pensar que aquilo poderia servir para alguma coisa um dia.

Como sempre fui um contesteiro, eu olhava os números impressionantes do frontend dos SDR pensava: “O receptor é muito bom, mas como vou usar um SDR durante um contest? Não tem nem VFO?!”. Bem, nada como dar tempo para que os caras criativos façam seu trabalho…

Hoje, conheci o projeto PowerSDR-UI, que faz uma combinação inusitada e fantástica!

Projeto PowerSDR-UI

O Tobias, DH1TW estava procurando um dispositivo que pudesse usar como interface de usuário para o SDR. (ele deve ter feito a mesma cara que eu quando viu um SDR pela primeira vez…). Ele já tinha tentado adaptar um mouse, controle remotos, etc… mas encontrou algo que elevou os Rádio Definidos por Software para um novo patamar.

Hercules DJ Control MP3 E2Ele transformou uma console para DJ (Disc Joquey) muito barata (cerca de US$70,00) em uma fabulosa interface de controle para SDR. Usando uma Hercules DJ Control MP3 E2 é possível controlar com muita facilidade todos os recursos do SDR, como 2xVFO, AF-gain, RF-gain, NR, NB, Bandwidth, TUNER, etc.

Desde que o Tobias começou o projeto, outros radioamadores começaram a explorar as possibilidades das consoles DJ como interface de controle para SDR. Abaixo, veja o esquema que o W4TQ desenvolveu:

w4tq

Bernd DL9UAS, usando fitas adesivas e CorelDraw, personalizou todos os botões da console DJ com os rótulos de cada função.

Layout de Bernd DL9UAS

O W7PP também inventou seu layout para sua nova interface para SDR:

image

Assista ao vídeo abaixo com o PowerSDR-UI em ação usando uma console DJ:

Para integrar a console DJ ao SDR é necessário instalar todos os drivers da console DJ, inclusive os drivers MIDI e os seguintes programas:
- PowerSDR-UI 0.99 beta
- PowerSDR 2.2.3

Mais informações aqui e aqui.

Agora, finalmente minha cara de nojo sumiu completamente e deu lugar a um sorriso largo! Eu estou seriamente considerando comprar um FlexRadio 3000, acoplar uma console DJ e fazer o próximo contest!

© 2011, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

{ 1 comment… read it below or add one }

Carlos dezembro 11, 2011 às 22:45

Olá amigo, gostei muito do site. Recentemente adquirí o Flex 3000 pro meu shack aqui em Teresópolis, (RJ)
Gostaria de manter contato para adquirir mais informações sobre os recursos desse incrível equipamento..
Baixei o driver SDR-UI 099 beta e agora preciso adquirir o DJ console.. Me parece que o Hercules não está mais á venda..
Bom, aguardo um retorno para trocarmos mais figurinhas.
73,, e um feliz natal.
Carlos.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: