0

QSL.Window: Informações para Radioescutas

Para um radioescuta “normal” quanto mais fraco é o sincal, mais rara é a estação melhor! Mas escutar é só parte do problema. Depois de sintonizar os débeis sinais da emissora de rádio, o radioescuta entra no calvário da confirmação da escuta através do QSL. O projeto QSL Window é uma iniciativa conjunta de alguns radioescutas experiêntes de compartilhar informações como endereços postais e emails confirmadas para facilitar o contato com as emissoras de rádio.

Abaixo, comunicado veiculado na lista QRP-BR:

Como resultado de uma atividade iniciada em 2010 entre Fabricio Silva (Tubarão SC) e Rudolf Grimm (São Bernardo SP), e tendo a boa colaboração do Rubens Pedroso (Bandeirantes PR), estamos disponibilizando a lista ‘QSL.window’ a todos quantos tem ou que desejam ter em seus objetivos o recebimento / incremento de confirmações de emissoras de rádio.

Uma compilação de endereços atualizados baseada nas respostas obtidas das próprias estações de rádio ao lhes serem enviados os informes de recepção (estações ondas médias, curtas, FM e utilitárias, brasileiras e do exterior).

Não se trata de uma lista com uma grande quantidade de endereços / e-mails migrados da Internet ou de publicações conhecidas, mas sim, a mesma reflete o resultado da própria atividade de cada um de nós num bom tempo de levantamento de informações obtidas nas respostas de cada uma das estações reportadas. As imagens destas confirmações em sua grande maioria foram divulgadas nos blogs de cada um de nós como parte do objetivo desta atividade. O arquivo está disponibilizado em Acrobat Reader (.pdf) para leitura em tela, impressão local, e também para download, plenamente gratuito, livre e aberto a todos que desejarem utilizar os seus dados.

O desejo é que todos façam um bom uso destas informações. Pretende-se editar novas edições sequencialmente (incremento na própria lista atual), à medida que novas informações forem sendo recebidas das emissoras de rádio.

Aceita-se neste projeto a participação de outros radioescutas do Brasil e do exterior, para as próximas edições. Para tanto, deve ser feito contato com: grimm.r@uol.com.br (R. Grimm) e também com honolavel@yahoo.co.uk (F. Silva).

73,

Rudolf Grimm / Fabricio Silva

+ Rubens Pedroso

Para acessar o arquivo do QSL.window clique aqui.

© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

Deixe uma resposta