0

Transmissão acidental causa uma grande confusão

Telegrafia

É comum deixarmos a estação ligada durante longos períodos, monitorando alguma frequência em particular, enquanto estamos em casa. Mas é preciso tomar cuidado redobrado, pois se o seu transmissor entrar no ar acidentamente, pode causar uma grande confusão para você e para os demais radioamadores. Recentemente nos Estados Unidos, uma sequência contínua de pontos ficou no ar por vários dias causando uma confusão daquelas.

Em 15 de julho, Walt Bilous, K3DQB – um Observador Oficial (OO) da ARRL na Pensilvânia, notificou ao Quartel General da ARRL a escuta de uma sequência de pontos sendo transmitidos em telegrafia em 18.0855 MHz. Bilous continuou monitorando o sinal a noite inteira.

O Oficial de Regulamentação de Campo da ARRL, Chuck Skolaut, K0BOG pediu para Bilous alertar outros OOs para monitorarem a frequência, mas o sinal era difícil de monitorar por das mudanças na propagação e desvanecimento características da banda em questão. “Nós alertamos os OOs por todo o país para monitorar e reportar informações sobre o sinal, incluíndo direção e intensidade do sinal”, disse Skolaut. “Nós recebemos respostas de vários Observadores”. Mesmo assim, a origem do sinal continuava incerta, então Skilaut contatou a FCC pedindo apoio.

Na segunda-feira, 18 de julho, a FCC informou que “os sinais foram originados na Califórnia, mas também poderia ser de fora dos Estados Unidos”. Na terça-feira, a ARRL recebeu a notícia da FCC que eles haviam encontrado a origem dos pontos. Eles visitaram a casa de um radioamador e encontraram a causa do problema e o transmissor foi desligado. De acordo com a FCC, um radioamador do Norte da Califórnia deixou acidentalmente o teclado do computador muito próximo da chave de CW. De alguma forma a chave foi empurrada pelo teclado, passando a emitir pontos contínuos.

“Nós agradecemos o empenho de todos os Observadores Oficiais envolvidos e à FCC que prontamente nos atendeu, localizando a fonte e eliminando a causa do sinal, prevenindo mais interferências na banda”, escreveu Skoluat no site da ARRL.

Pelo menos uma lição pode ser aprendida com este episódio: tenha cuidado redobrado para que seu rádio não entre em transmissão acidentalmente. Atente para desligar o VOX e desconectar sua chave quando for deixar o shack por alguma razão.

© 2011, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

Deixe uma resposta