3

Voz da Rússia fora da banda de Radioamador

1281968681662_f-1Quem é ou já foi radioescuta deve imaginar o significado de fazer a Voz da Rússia mudar de frequência por estar invadindo as bandas de radioamador –  Yes, We Can!

Desde 20 de março de 2009, que o segmento 7100-7200kHz é exclusivo do Serviço de Radioamador. Uma conquista da IARU – União Internacionais de Radioamadores junto à ITU – União Internacional de Telecomunicações. Mesmo após a data limite para a saída das broadcastings deste segmento, algumas poucas estações ainda desafiam a Lei e continuam transmitindo em nosso segmento.

Recentemente, a IARU – que mantém uma rede internacional de monitoramento com o objetivo identificar e denunciar qualquer invasão às nossas frequências – conseguiu uma vitória emblemática e rápida.

No site da IARU Região 1, ULrich, DJ9KR relatou os bastidores de como conseguiram que a Voz da Rússia deixasse a frequência de 7200kHz.

Abaixo, tradução livre do relato de DJ9KR:


A Rádio Voz da Rússia foi ouvida pela primeira vez em 7200 kHz em 1/fev/2011 e denunciada ao Sistema de Vigilância da IARU, por Dick, PA0GRU. Em 2 de fevereiro, eu mesmo (DJ9KR) ouvi estação e imediatamente informei as autoridades alemãs de telecomunicações "Federal Network Agency".

Eles encaminharam a notificação para São Petersburgo, Rússia.

Ao mesmo tempo, Wolf Bueschel DF5SX informou Mikhail Timofeyev no Centro de TX de São Petersburg. Wolf também me deu os endereços de e-mail de alguns oficiais do "The General Radiofrequency Centre", em Moscou.

Wolf me escreveu dizendo: "Eu aconselhei Mikhail do Centro de TX de São Petersburg a usar 7460kHz para transmitir os programas da Rádio Voz da Rússia, no lugar de 7200kHz."

No entanto, o Sr. Timofeyev mostrou uma atitude teimosa. Ele escreveu para mim e para Wolf dizendo:

A banda de radioamador é de 7000 à 7200kHz, a banda de broadcasting é de 7200 a 7300kHz, portanto, A Voz da Rússia e os radioamadores estão autorizados a utilizar a frequência 7200kHz . Se houver alguma interferência ao serviço de radioamador, vocês podem fazer QSO em uma frequência mais baixa.

Imediatamente eu também enviei uma "carta de reclamação" pedindo uma mudança de frequência da Rádio Voz da Rússia para fora da frequência exclusiva de radioamador 7200kHz. Também acrescentei uma imagem (feita por Pedro HB9CET, USKA Sistema de Monitoramento), mostrando que o sinal da banda lateral inferior da Rádio Voz da Rússia invadia quase 5kHz na banda de radioamador. Em 8 de Fevereiro recebi um e-mail curto do Sr. Alexey Vesnin do "General Radio Frequency Center" em Moscou informando-me:

"Eu mudei 7200 para 7265. Para mim é fácil :-) Você está feliz agora?
Atenciosamente, Alexey "

Claro que estou feliz e, certamente, toda a comunidade de Radioamadores também está. Isso realmente foi uma solução rápida!

Obrigado, querido Alexey Vesnin do General Radiofrequency Centre, em Moscou.

Meus agradecimentos também vão para Dick, PA0GRU, Wolf Bueschel DF5SX e à "Federal Network Agency" por sua ajuda.

Ulrich DJ9KR Bihlmayer – SISTEMA DE MONITORAMENTO IARU Região 1.


Qualquer um pode denunciar intrusos em nossas bandas. Acesse o site abaixo para fazer uma reclamação online para a IARU:

http://peditio.net/intruder/bluechat.cgi

© 2011, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Luc, PY8AZT

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992. Sempre me dediquei ao DXismo e competições de rádio. Nasci em Castanhal, Pará, porém vivo em Fortaleza, Ceará desde 2006, onde opero como PT7AG. Durante os campeonatos de radioamadorismo participo do time de operadores da estação de contest PW7T do Fortaleza DX Group. Há 6 anos, dedico parte do meu tempo ao Portal DXBrasil, contribuindo com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística de língua portuguesa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo...

3 Comments

  1. Qualquer DXista jamais pensou que veria o dia em que as broadcastings deixariam a banda de 40m. Finalmente o sonho se tornou realidade! Mas chegarmos a tirar uma grande emissora como a Voz da Rússia de 7200kHz é um marco na história do radioamadorismo mundial!

    Obrigado a todos envolvidos e à IARU pelo seu sistema de monitoramento.

  2. Muito bom que hoje em dia tenhamos estas frequências livres das Broadcastings, mas o duro é vê-las, agora, sendo tomadas por rodadeiros que antes estavam restritos à 7.050 até 7.100 – continua difícil fazer DX naquelas frequências.
    Ah, a foto do menininho de punho fechado é ótima, rsrsrs.
    PP1CZ – Léo.

  3. Que bom que aí por fora o povo logo resolve as coisas…

    Aqui no extremo norte do Brasil, mais precisamente em Roraima, temos invasões na banda de 40M, invasões do tipo Centrais Telefônicas, estações garimpeiras, estações de fazendas entre outros. Entre 7.000MHz e 7.080MHz já copiei bastante “clandestinos”. Nos finais de semana, principalmente, é constante, tenho copiado garimpos do Suriname, Guyana e Venezuela, estações “CENTRAL” do estado do Pará, Maranhão e daqui de Roraima. Eu só posso usar de 7.000MHz a 7.040MHz (CW e DIGIMODES) e ainda tenho que dividir com as QRM’s desses “INVASORES”.

    Vivemos assim, “entre tapas e beijos”… Até quando???

    Edinho – PU8TEP

Deixe uma resposta